Brasil

É tempo de reconhecer o Brasil. Aproveite o charme da Serra Gaúcha!

26 de agosto 2020
É tempo de reconhecer o Brasil. Aproveite o charme da Serra Gaúcha!

A Serra Gaúcha, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é uma região muito visitada no Brasil, e apreciada por viajantes que buscam a tranquilidade, o charme convidativo das paisagens montanhosas e todo um clima europeu.

É o destino perfeito para combinar sossego, natureza e excelente enogastronomia, ou seja, um roteiro completo para você aproveitar em boa companhia.

Com a flexibilização das atividades turísticas, seguindo todos os protocolos de segurança, será possível conhecer os encantos da Serra Gaúcha numa experiência self drive, por exemplo. Os benefícios de viajar de carro são diversos: a chance de escolher o próprio roteiro, liberdade de horários, conhecer lugares que muitas vezes roteiros fechados não contemplam, ficar quanto tempo desejar em determinado lugar, entre outros.

E, além dos benefícios acima, de acordo com as novas medidas sanitárias, esse tipo de formato de uma viagem, de menor duração, com a privacidade do próprio carro, fica muito mais segura.

A Serra Gaúcha em três regiões distintas

A Serra Gaúcha é subdividida em três regiões de influências culturais diferentes entre elas, em relação à arquitetura, artes, culinária, costumes e história:

1. Campos de Cima da Serra

Nesta região estão pequenas cidades que não tiveram sua cultura interferida pelos imigrantes europeus, sendo assim, é a parte mais gaúcha da Serra Gaúcha. Fica na parte plana, em cima da serra, onde é fomentada a cultura da vida no campo com criação de gados.

É uma das primeiras regiões do sul brasileiro a retomar suas atividades durante a pandemia da covid-19, devido ao seu isolamento das grandes cidades, e por isso, o pico da doença foi menor.

Atividades de ecoturismo e aventura nesta região são diversas, como trekkings por trilhas e passeios a cavalo. Já para o turismo rural, muitas pousadas em estilo rústico, oferecem atividades que mostram a criação de gado e outras influências típicas das antigas fazendas, como por exemplo, o cultivo de uvas.

Ali os destaques turísticos ficam por conta dos belos cânions, cachoeiras e do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Diversas cidades são notadas nessa região, porém uma em especial, contempla o portfólio de destinos da Sumond:

  • Cambará do Sul: Localizada exatamente na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, é dona de uma enorme cadeia de montanhas que formam imensos cânions e formações rochosas milenares, que tornaram a cidade conhecida por Terra dos Cânions. Os principais cânions são: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Corujão e Rio-Leão. E você ainda será presenteado com as belezas das piscinas naturais do Malacara e a Cachoeira dos Venâncios.

2. Região das Hortênsias

Já esta região foi muito influenciada pela cultura alemã, com características arquitetônicas bastante marcantes. Alguns costumes e hábitos alemães também são aparentes como o café colonial, por exemplo.

A região tem esse nome devido às muitas flores de hortênsias presentes na maior parte dos espaços públicos. Inclusive, tornando as estradas entre uma cidade e outra, um caminho ainda mais belo.

É na Região das Hortênsias onde está uma das cidades mais conhecidas do sul do Brasil, a turística Gramado. E, recentemente, a cidade de Caxias do Sul foi oficialmente integrada na rota turística da região das Hortênsias.

O portfólio da Sumond reserva duas cidades nessa região para você conhecer em uma viagem rápida de carro:

  • Gramado: Essa charmosa cidade encanta a todos pela atmosfera europeia e urbanismo com características predominantes da Alemanha. A arquitetura da cidade faz parte dos seus atrativos turísticos e é isso que a torna tão aconchegante e graciosa. Esse destino é muito apreciado, especialmente no inverno, pelo seu clima romântico, culinária típica alemã e gaúcha e o Natal Luz – que todos os anos é uma atração muito especial.
  • Canela: Canela divide com sua vizinha Gramado, parques temáticos com atrativos turísticos muito buscados. Mas a atração principal dessa cidade é a imponente catedral de pedra, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, construída em estilo gótico inglês, ornamentada em vitrais e esculturas. Sua torre possui 12 sinos de bronze, e à noite se ilumina lindamente.

3. Região da Serra

No caso da região de Serra, as características predominantes são italianas, devido aos imigrantes que ali se instalaram, realizando o famoso cultivo de uvas e vinhos. Sua culinária e costumes também são herdados dos colonos italianos, criando cidades com uma atmosfera e arquitetura bem marcantes.

É dali que sai a maior produção de uvas e vinhos do Brasil. Por isso há muitas vinícolas e cantinas tradicionais para saborear os mais típicos pratos italianos, além de degustar seus excelentes vinhos.

A maior parte da safra de vinhos dessa região vem de Bento Gonçalves, um destino que a Sumond também contempla em seu portfólio:

Bento Gonçalves: Uma cidade repleta de vales e vinhedos. É nela onde estão vinícolas das mais famosas do Brasil, como Miolo e Casa Valduga. Ao seguir pelas belas estradas dos vales, você encontrará lugares cheios de casas típicas dos colonos mais tradicionais, além de alambiques, artesanato e gastronomia.

Vamos conhecer a Serra Gaúcha!

O cultivo das uvas, a produção dos vinhos e a cultura herdada dos seus imigrantes, tornou essa região verdadeiramente especial.

Roteiros pela Serra Gaúcha são enriquecem nosso repertório cultural, histórico e gastronômico. Sem esquecer das magníficas paisagens naturais, sempre presentes ao longo da jornada.

Fale com a Sumond e conheça mais sobre essa experiência encantadora!

compartilhe

Newsletter

Sua viagem extraordinária começa aqui.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.