Brasil | Destinos

Bonito: o paraíso das grutas e águas doces

13 de agosto 2020
Bonito: o paraíso das grutas e águas doces

Bonito já está pronto para receber você e sua família!

Visitar Bonito, no Mato Grosso do Sul, é literalmente mergulhar na natureza. Conhecer esse destino é uma das melhores formas de se desconectar do cotidiano agitado e viver experiências encantadoras.

Localizado na Serra da Bodoquena, no Centro-Oeste do Brasil, a região se divide entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. É uma extensão rochosa originária do calcário que, sob o efeito da erosão do tempo e das chuvas, formou as belíssimas cavernas e grutas inundadas por águas cristalinas.

O maior legado de Bonito são mesmo suas grutas, mas a região é tão rica, que seus rios e suas profusas cachoeiras completam a experiência. Essa abundância de águas doces é o lar de inúmeras espécies de animais e plantas.

Este importante destino nacional, reconhecido internacionalmente pela sua biodiversidade e ecoturismo já está de braços abertos para receber a todos os visitantes com todo conforto e, o mais importante, segurança.

Bonito em 2020

Realizar esta viagem é uma forma especial de recarregar as energias e se renovar, depois de um ano desafiador como 2020.

Por isso, a Sumond preparou um roteiro especial para visitar Bonito e o Pantanal Sul-Matogrossense, no mês de dezembro, já que são destinos totalmente preparados para te receber.

Você viverá dias incríveis neste paraíso natural brasileiro, que além de entreter, nos ensina a importância de uma relação sustentável com o meio ambiente. Nada melhor que uma imersão na natureza e sua riqueza, para que a gente a valorize ainda mais.

Tanto a cidade de Bonito, como a Sumond, estão prontas para te receber. Os protocolos de segurança sanitária serão seguidos rigorosamente por todos os envolvidos na viagem, para garantir sua total segurança.

Aeroportos, companhias aéreas, redes hoteleiras e transportes, estão preparados para seguir as novas normas. Para sua tranquilidade, você pode conhecer esses protocolos, clicando aqui. 

Este roteiro para Bonito e Pantanal Sul-Matogrossense de dezembro, é completo e ideal para grupos. Mas, caso você tenha necessidades diferentes, a Sumond está aberta à realizar as adaptações necessárias para sua viagem.

Que tal viver momentos memoráveis nesse paraíso de águas cristalinas, onde a fauna e flora são exuberantes e a biodiversidade é protagonista? Será uma jornada cheia de emoções!

Fazenda San Francisco

Nossa viagem começa na famosa Fazenda San Francisco, um lugar de rica fauna e flora pantaneira, localizada no Rio Miranda. Na Fazenda, você terá grande variedade de atividades, além de um jantar especial na primeira noite, com as delícias gastronômicas da região.

Nas dependências da Fazenda você e seu grupo poderão realizar o passeio de focagem noturna, uma atividade típica dessa região, criada há alguns anos pelos guias locais para a observação da exuberante natureza e animais nativos da região.

É como um safari africano, onde os turistas são levados à mata por veículos adaptados, buscando a oportunidade de observar animais de hábitos noturnos em suas rotinas. Nessa atividade, há a chance de você ser presenteado com a presença do maior felino das Américas, a Onça Pintada.

Você também poderá realizar um Safari Ecológico Fotográfico, uma trilha pela mata ao lado do Rio Miranda, passeio de chalana e pescaria de piranhas. Além disso, poderá conhecer os projetos ambientais da Fazenda: Turismo de Pesquisa Científica e o Programa de Educação Ambiental no Pantanal do Rio Miranda.

Gruta do Lago Azul

Verdadeiro cartão postal da cidade de Bonito, e o atrativo mais buscado por turistas do Brasil e do mundo, exatamente pela estonteante e misteriosa beleza das suas águas de um azul intenso.

O passeio é uma boa aventura nas profundezas de uma caverna com cerca de 150 metros de descida íngreme, por uma escadaria com 300 degraus. Durante a descida, o guia sugere paradas para descanso e também para registro de belas fotos.

A gruta impressiona pela variação da formação rochosa do teto e do piso, onde os espeleotemas são as atrações coadjuvantes. Essas formações são denominadas estalactites quando estão no teto, e estalagmites quando estão no piso: são formadas a partir do gotejamento de águas das rochas de calcária da caverna.

E, a atração principal é mesmo a lagoa com sua coloração tão azul, que mal se sabe ao certo a profundidade, estimada por volta de 100 metros. É por todo esse conjunto especial, que o lugar é tombado como Monumento Natural, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Cachoeiras da Estância Mimosa

Há quem diga que esta estância é o Parque das Cachoeiras, uma fazenda com cerca de 400 hectares que além de oferecer atividades de ecoturismo, também apresenta o turismo rural por meio da criação de gados.

O passeio principal nesse lugar é a trilha para conhecer as muitas cachoeiras e piscinas naturais à beira do Rio Mimoso. Ao todo são sete paradas para banho, descanso e observação das belezas naturais. Uma das paradas é na mais famosa queda-d’água desse lugar: a Cachoeira da Carretilha, onde há um espaço seguro para saltar nas águas do rio.

A estância oferece almoço com delícias da culinária típica do centro-oeste brasileiro, tudo feito em fogão a lenha. Ali, além do almoço, são servidos também bolos, geleias e biscoitos caseiros.

Rio da Prata

Este lugar é especial e oferece uma das experiências mais emocionantes do roteiro. O passeio de flutuação pelo Rio da Prata é um dos mais lindos do Brasil, ganhador de vários prêmios em revistas de viagem, inclusive.

Para chegar ao rio é preciso realizar uma pequena trilha pela mata de vegetação típica, oportunidade de avistar grandes árvores como aroeiras, jatobás e perobas. A flutuação é tranquila, sempre com orientação e apoio dos guias. As águas límpidas oferecem reais chances de observação de grandes cardumes de peixes multicoloridos, de várias espécies.

Também é possível realizar mergulhos no Rio Olho D’Água e no Rio Sucuri, ambos com águas cristalinas, ricas oportunidades para apreciar animais e plantas aquáticas.

E não pense que acabou…

Bonito ainda guarda muitos outros atrativos e atividades, caso queira acrescentar em seu roteiro. A Sumond está aberta para você escolher. Conheça alguns:

  • Abismo Anhumas > Tem esse nome por ser literalmente um buraco aberto no chão, que dá em uma caverna de 72 metros de profundidade. Oferece acesso apenas pela prática de rapel. No fundo há uma belíssima lagoa de coloração azul turquesa, perfeito lugar para passeios de bote ou mergulhos.
  • Buraco das Araras > Uma impressionante cratera de 500 metros de diâmetro e 120 metros de profundidade. É o lar das famosas e belas Araras Vermelhas.
  • Rio Formoso > Outro rio famoso de Bonito, ideal para a prática de rafting com botes, passando por corredeiras desafiadoras, com oportunidade de observar lindas cachoeiras, exóticos animais e a vegetação local.
  • Cachoeira Boca da Onça > Esta é a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul, com uma queda de 156 metros. Ao chegar nela, é possível nadar nas piscinas naturais de águas cristalinas.

Bonito é simplesmente o melhor destino para você escolher neste momento, além da beleza natural monumental, sua experiência será ainda mais incrível e segura, dentro das normas sanitárias, e com todo apoio e conforto para seu grupo viver uma fascinante viagem.

compartilhe

Newsletter

Sua viagem extraordinária começa aqui.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.