Dicas de viagem

Depois de um desafiador 2020, conheça as tendências do segmento de turismo para 2021

12 de janeiro 2021
Depois de um desafiador 2020, conheça as tendências do segmento de turismo para 2021

O ano de 2020 foi severo com o setor de turismo. Um dos segmentos mais impactados com as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, exigiu de seus profissionais paciência, resiliência, ousadia, muita parceria e criatividade para olhar adiante e entender, dia após dia, quais seriam os próximos passos.

Após muita turbulência, já é possível enxergar uma luz no fim do túnel e, com muita cautela, iniciar os preparativos para a tão sonhada retomada das viagens – sejam a lazer ou a trabalho.

Fato é que, mesmo com a retomada, muitas coisas se transformaram, e isso irá influenciar na escolha de destinos e experiências. Por isso, hoje vamos dividir com você, as tendências do turismo para 2021!

O cenário atual do turismo

O mercado do turismo sofreu muito (e ainda sofre) com a paralisação dos serviços considerados não essenciais, que teve como objetivo evitar ao máximo aglomerações; além de enfrentar os desafios das incertezas relativas à alta das moedas estrangeiras e fronteiras fechadas ou restritas. Isso sem considerar o delicado contexto econômico brasileiro.

Ao longo do ano de 2020, em meados de julho e agosto, após um maior entendimento sobre formas de controlar a pandemia, alguns destinos nacionais e internacionais reabriram e começaram a receber turistas, seguindo um protocolo totalmente novo.

Com os novos cuidados sanitários, destinos e hotéis totalmente preparados para evitar aglomerações e promover experiências mais intimistas, aos poucos, foi possível retomar algumas atividades.

E o que esperar de 2021?

Buscar o que é mais seguro para o turista deve ser a prioridade das agências, operadoras, hotéis, traslados e atrativos. Nesse sentido, ações que ajudem o setor na retomada de suas atividades de forma sustentável e segura, devem ser consideradas.

E, algumas tendências já começam a se desenhar para este ano. Conheça quais são:

> Responsabilidade socioambiental

A pandemia ampliou a conscientização e o conceito de sustentabilidade e responsabilidade com o outro. A preocupação com causas sociais e ambientais aumentou, e isso pode influenciar viajantes na escolha de destinos, hospedagens e atividades.

Houve fortalecimento na mudança de pensamento no ato de viajar, que já havia começado antes da pandemia. A experiência e autenticidade da viagem sobrepõe o overtourism e a simples busca por luxo e consumo.

Exemplos de vivências nesse formato são visitas a comunidades nativas, imersão em vivências em culturas diferentes, aprender a culinária ou o artesanato, buscar autoconhecimento e espiritualidade, realizar atividades que contribuam com o meio ambiente, entre outras.

> Viagens nacionais com experiência self drive

Muitos destinos internacionais ainda estão fechados, impossibilitando a chegada de viajantes estrangeiros.

Por esse e outros motivos, como segurança, economia, distância, turistas têm se sentido mais seguros conhecendo ou revisitando destinos nacionais.

E nessas viagens, a experiência self-drive vem ganhando destaque. Viajar com o próprio carro – ou um veículo alugado – oferece a oportunidade de conhecer lugares que são pouco conhecidos, mas encantadores e com a liberdade de escolher seus próprios horários.

> Segurança sanitária

Não é novidade que as exigências em relação à segurança sanitária se tornaram imprescindíveis. Nesse sentido, oferecer um ambiente higienizado aos turistas é a prioridade, apresentando claramente as formas e a frequência com que essa sanitização está sendo realizada.

Na realidade, agora esse é um quesito chave que, a depender da aplicação de ações em cumprimento de protocolos de higienização, se torna um diferencial de decisão e atração de turistas para determinados destinos, hotéis, passeios e atividades.

Então, os prestadores de serviços turísticos precisam mostrar com eficiência o que está sendo realizado para que seus visitantes se sintam seguros.

> Preferência por locais sem aglomeração de pessoas e ao ar livre

Experiências mais intimistas, em destinos mais remotos – com menor chance de aglomeração de pessoas, vivências de conexão com a natureza, hospedagens com propostas imersivas, estão entre as preferências neste momento.

Estar ao ar livre e em lugares que proporcionam tranquilidade e relaxamento, é a busca dos viajantes. Então, destinos que tenham atividades como trilhas, passeios de caiaque, visita a cachoeiras ou praias menores e mais isoladas, atividades mais leves como caminhadas, meditação ou yoga, são tendências.

Deixar de lado as grandes cidades e os pontos turísticos mais famosos, por enquanto, optando por passeios, atividades e atrativos que ofereçam conexão com o meio ambiente e belas paisagens naturais estão entre as melhores escolhas.

A motivação para viagens em 2021 é visitar lugares mais isolados, pequenas cidades litorâneas e interioranas dentro do Brasil e busca por hábitos e práticas mais saudáveis.

Aqui na Sumond, nossos consultores estão super atualizados sobre todos os protocolos de segurança, sobre os melhores destinos e atividades para este momento e prontos para desenhar a experiência perfeita para você! Fale com a gente!

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