1° DIA – DOMINGO – FRANKFURT:
Chegada a Frankfurt e hospedagem (o traslado aeroporto-hotel não está incluído). Às 19h30 encontro com o guia na recepção do hotel.
2° DIA – SEGUNDA-FEIRA – FRANKFURT / HEIDELBERG:
Pela manhã, saída para Rüdesheim, cidade típica nàs margens do rio Reno. Embarque em cruzeiro fluvial que passa por encantadoras paisagens seguindo para a localidade de Sankt Goarshausen, onde desembarcamos. Continuação para Heidelberg, a cidade universitária mais antiga da Alemanha. Com sua romântica atmosfera tirada de um conto de fadas e sua idílica localização entre florestas e vinhedos bem ao lado do rio Neckar, combina vida estudantil, becos pitorescos, locais românticos e jovens, cultura e monumentos impressionantes. Hospedagem.
3° DIA – TERÇA-FEIRA – HEIDELBERG / WURZBURGO / ERLANGEN:
Café da manhã e saída para Erlangen, passando pela cidade universitária de Wurtzburgo, com sua localização privilegiada em ambas as margens do Rio Meno. Wurzburgo se apresenta como uma cidade barroca com um toque sulista e uma atmosfera amistosa da Francônia. Tempo livre para passear pela cidade, onde se destacam a Catedral de São Carlos, a quarta maior igreja românica da Alemanha, a Fortaleza de Marienberg e a Residência, Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com os Jardins da Corte e a Praça da Residência. Continuação para Erlangen, atualmente uma das cidades barrocas mais bem preservadas da Alemanha, situada a cerca de 16 km de Nuremberg. À tarde, visita panorâmica por Nurembergue. Hospedagem.
4° DIA – QUARTA-FEIRA – ERLANGEN / ROTEMBURGO / ERLANGEN:
Café da manhã no hotel. Excursão de dia inteiro para Rotemburgo (Rothenburg ob der Tauber), a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha e capital da “Rota Romântica Alemã”. Hospedagem em Nurembergue.
5° DIA – QUINTA-FEIRA – ERLANGEN / RATISBONA / MUNIQUE:
Café da manhã e saída para Munique, passando pela cidade medieval de Ratisbona, Patrimônio Mundial da UNESCO com 2.000 anos de história. A Ponte de Pedra, seu Krauterermarkt e a Igreja Colegiada de São João, o Museu do Tesouro da Catedral, a Casa Patrícia no Heuport e a histórica Farmácia Adler estão entre os monumentos mais importantes da cidade. Tempo livre para passear pela cidade antiga. Continuação para Munique. Hospedag
6° DIA – SEXTA-FEIRA – MUNIQUE:
Café da manhã e visita panorâmica à capital da Baviera, nas margens do rio Isar e na base norte dos Alpes. Destaca-se a Catedral de Nossa Senhora, do estilo gótico tardio, a Igreja gótica do Espírito Santo, as Igrejas de São Miguel e São Nepomuceo. Tarde livre e hospedagem em Munique.
7° DIA – SABADO – MUNIQUE / NEUSCHWANSTEIN / MUNIQUE:
Café da manhã e visita ao Castelo de Neuschwanstein, construído pelo rei Ludwig II da Baviera, mais conhecido pelo apelido de “o Rei Louco”. A construção foi inspirada nos castelos medievais dos “Cavaleiros Teutônicos” e seus salões aludem a mitos, fábulas e lendas. Em seguida, visita ao Palácio Linderhof, o menor dos três palácios construídos por Ludwig II da Baviera, que pretendia emular o Castelo de Versalhes. À tarde, continuação para Oberammergau, famosa por sua peça da Paixão, datada de 1633, que é realizada a cada 10 anos. Em seguida, visitamos também a Abadia Beneditina de Ettal, fundada pela Casa de Wittelsbacher. Hospedagem.
8° DIA – DOMINGO – MUNIQUE / CATARATAS DO RENO / ZURIQUE:
Café da manhã e saída para Schaffhausen, famosa pelas Cataratas do Reno, a maior cachoeira na Europa Central. Em seguida, passagem pelo centro antigo de Schaffhausen, fechado para automóveis que é considera do um dos mais pitorescos de toda a Suíça. Chegada em Zurique à tarde e hospedagem.
9° DIA – SEGUNDA-FEIRA – ZURIQUE:
Café da manhã e vista à cidade, na qual se destaca especialmente o centro histórico com a catedral, a antiga prefeitura, a Porta de San martim e o Edifício dos Curtidores. Continuação pelo centro comercial e financeiro, Bahnhofstrasse, Igreja de Fraumünster, o Limmatquai e o bairro da universidade. Hospedagemm.
10° DIA – TERCA-FEIRA – ZURIQUE / LUCERNA / INTERLAKEN:
Café da manhã e continuação para Lucerna, cidade medieval localizada nas margens do Lago de Lucerna (Quatro Cantões). O ponto de atração é a famosa Ponte da Capela, construída em madeira em 1333, coberta e decorada com várias pinturas. Continuação para o vilarejo de Engelberg, subindo no primeiro teleférico giratório do mundo para o cume do Monte Titlis, a 3020 metros, de onde pode-se ter uma deslumbrante vista panorâmica das montanhas. À tarde, continuação para Interlaken, localizada entre dois lagos, Thun e Brienz. A maior atração da cidade está baseada na majestosa paisagem que a cerca, com os picos da região de Jungfrau, a mais de 4.000 metros de altitude. Hospedagem.
11° DIA – QUARTA-FEIRA – INTERLAKEN / BERNA / GENEBRA:
Café da manhã e saída para Berna, capital da Suíça, Patrimônio Cultural da Humanidade, uma das cidades medievais mais bem preservadas de toda a Europa. Breve visita panorâmica na qual se destacam a Torre do Relógio e a Catedral de São Vicente, do século XV. Breve parada e continuação para Genebra. Hospedagem.
12° DIA – QUINTA-FEIRA – GENEBRA:
Café da manhã e visita à cidade, passeando pela Promenade Du Lac e seu jardim inglês, onde pode-se ver o famoso Relógio Floral, símbolo da importância que a relojoaria continua tendo para a cidade. Genebra é o berço de personagens famosas como Calvino, Rousseau, Voltaire e Henri Dunant, fundador da Cruz Vermelha. O emblema da cidade é o Jato de Água mais alto do mundo, que chega a 140 metros de altura. A água dispara a 100 km por hora e uma válvula lhe dá-uma aparência branca brilhante que fica ainda melhor à noite. Passamos pelo centro histórico, onde fica a famosa Catedral Calvinista de San Pierre, onde João Calvino pregou. Ponto de atração que visitamos é o Parc des Bastions, com o Monumento aos Reformadores, uma homenagem aos pais da Reforma Calvinista. Tarde livre e hospedagem em Genebra.
13° DIA – SEXTA-FEIRA – GENEBRA / ZERMATT DIA:
Café da manhã e saída para Zermatt, vilarejo pitoresco com suas antigas casas de madeira e fazendas decoradas com flores, que permanecem desde a época em que esta cidade era uma pequena aldeia de montanha. Localizada no vale do Matterhorn e rodeada pelas imponentes montanhas dos Alpes Suíços, a 1620 metros de altitude, este pitoresco vilarejo está aninhado num ambiente natural único. Hospedagem em Zermatt.
14° DIA – SABADO – ZERMATT:
Café da manhã no hotel e subida em trem de cremalheira para Gor[1]nergrat. O mirante Gornergrat, lo[1]calizado a 3.089 metros de altitude, oferece uma das melhores vistas do Matterhorn, a montanha mais famo[1]sa dos Alpes, por sua imponente for[1]ma de pirâmide e por ser o logotipo do delicioso chocolate Toblerone. Gornergrat também oferece vistas panorâmicas espetaculares de até 29 picos que ultrapassam 4.000 me[1]tros, como o Dufour, o mais alto da Suíça, e o Glaciar Gorner, o terceiro maior glaciar dos Alpes. Retorno de trem para a cidade e hospedagem em Zermatt.
15° DIA – DOMINGO – ZERMATT / ZURIQUE:
Café da manhã e saída para Zurique. Chegada e hospedagem.
16° DIA – SEGUNDA-FEIRA – ZURIQUE:
Café da manhã e traslado de saída para o aeroporto.