1º DIA – DOMINGO – FRANKFURT:
Chegada a Frankfurt e traslado ao hotel. Às 19h30, reunião informativa com nosso guia na recepção do hotel.
2º DIA – SEGUNDA – FRANKFURT / ROTHENBURG / HEIDELBERG:
Café da manhã e visita a Frankfurt incluindo o centro histórico com Römer, a Prefeitura, a Catedral e a Paulskirche (Igreja de Paulo). Poderemos ver a Casa de Goethe, lugar de nascimento de um grande poeta alemão, e as instalações da Feira de Frankfurt, onde acontecem exposições internacionais, a Alte Oper (Ópera Antiga) e o distrito financeiro, com os seus arranha-céus incluindo os mais altos da Europa, o Banco Central Europeu, Hauptwache e a principal rua comercial ‘Zeil‘, as grandes torres das antigas muralhas da cidade e os museus na margem do Reno. Saída para Rothenburgob der Tauber, que nos recebe com uma visão da Idade Média que parece congelada no tempo. Suas muralhas perfeitamente preservadas e ruas de paralelepípedos nos transportam para uma época de cavaleiros e donzelas. A praça do mercado, com a pitoresca fachada da Prefeitura e casas em enxaimel, é o centro nevrálgico desta cidade medieval. À tarde saída para Heidelberg. Chegada e acomodação.
3º DIA – TERÇA – HEIDELBERG:
Café da manhã e visita à cidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha. Começamos a visita pelo centro histórico, onde se encontram vários edifícios históricos, como a antiga Prefeitura e Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo), ambas do século XV. O que mais impressiona são as casas em enxaimel que caracterizam a área. O maior destaque desta visita é o Castelo de Heidelberg, que se eleva da cidade e oferece uma vista deslumbrante do Vale do Neckar. Uma experiência especial é a grande adega, onde se encontra o maior barril de vinho do mundo. Após a visita ao castelo faremos um passeio pela Ponte Antiga. A ponte de pedra do século XVIII é outro marco de Heidelberg e encerra a nossa visita. Tarde livre e acomodação.
4º DIA – QUARTA – HEIDELBERG / ESTRASBURGO / FRIBURGO:
O percurso leva pelos encantadores vales do rio Neckar e do Reno, onde colinas cobertas de vinhedos se refletem nas águas calmas. À medida que nos aproximamos da fronteira francesa, a paisagem gradualmente se transforma em colinas suaves e florestas exuberantes. Logo estaremos cruzando o Reno e entrando na mágica cidade de Estrasburgo, com sua icônica catedral gótica e charmosas ruas de paralelepípedos. Estrasburgo, com a sua rica história e cultura vibrante, nos dá as boas-vindas de braços abertos. Do pitoresco bairro de La Petite France ao movimentado mercado de Natal na Praça da Catedral, cada canto da cidade é repleto de charme e personalidade. Breve visita panorâmica e continuação para Friburgo.
5º DIA – QUINTA – FRIBURGO / FLORESTA NEGRA / LINDAU / MUNIQUE:
A viagem de Freiburg para Lindau é uma aventura que nos você de suaves colinas da Floresta Negra até as margens do majestoso Lago de Constança, passando por vilarejos pitorescos e paisagens deslumbrantes. O primeiro maior relógio cuco do mundo se encontra em Schonach Untertal e foi construído pelo relojoeiro Josef Dold e sua família ao longo de dois anos. Seu mecanismo mede 3,60 metros de comprimento, 3,10 metros de altura e 1 metro de profundidade. Feito inteiramente de madeira, é uma prova do grande trabalho artesanal e dos cálculos precisos que foram necessários para sua construção. 50 vezes maior que um relógio cuco normal, convida os visitantes a dar uma olhada no seu interior. Continuação para Lindau, uma encantadora cidade ilha localizada na margem sul do Lago de Constança, com seu pitoresco porto, ruas de paralelepípedos e impressionante arquitetura histórica. Breve parada e prosseguimento para Munique pela exuberante região de Allgäu, conhecida por seus prados verdes, florestas densas e tradicionais casas de campo decoradas com flores. Chegada e acomodação em Munique.
6º DIA – SEXTA – MUNIQUE:
Café da manhã e visita panorâmica à capital da Baviera, nas margens do rio Isar e na base norte dos Alpes. Destaque para a Catedral de Nossa Senhora, austera construção do gótico tardio, igreja gótica do Espírito Santo, igrejas de São Miguel e São Nepomuceno. Tarde livre e acomodação.
7º DIA – SÁBADO – MUNIQUE / NEUSCHWANSTEIN / MUNIQUE:
Café da manhã e visita ao Castelo de Neuschwanstein, construído pelo rei Ludwig II da Baviera, mais conhecido pelo apelido de ‘o Rei Louco‘. A construção foi inspirada nos castelos medievais dos ‘Cavaleiros Teutônicos‘. e seus salões aludem a mitos, fábulas e lendas. Em seguida, visita ao Palácio Linderhof, o menor dos três palácios construídos por Ludwig II da Baviera, que pretendia emular o Castelo de Versalhes. À tarde, continuação para Oberammergau, famosa por sua peça da Paixão, que data de 1633 e é representada a cada 10 anos. Em seguida, visitamos também a Abadia Beneditina de Ettal, fundada pela Casa de Wittelsbacher. Acomodação.
8º DIA – DOMINGO – MUNIQUE / ZURIQUE:
Café da manhã e saída para Schaffhausen, famosa pelas Cataratas do Reno, a maior cachoeira na Europa Central. Em seguida, passagem pelo centro antigo de Schaffhausen, fechado para automóveis que é considera do um dos mais pitorescos de toda a Suíça. Chegada a Zurique à tarde. Acomodação em Zurique.
9º DIA – SEGUNDA – ZURIQUE:
Café da manhã e vista à cidade, na qual se destaca especialmente o centro histórico com a catedral, a antiga Prefeitura, a Porta de St. Martin e o Edifício dos Curtidores. Continuação pelo centro comercial e financeiro, Bahnhofstrasse, Igreja de Fraumünster, o Limmatquai e o bairro da universidade. Acomodação em Zurique
10º DIA – TERÇA – ZURIQUE / LUCERNA / BERNA:
Café da manhã e continuação para Lucerna, cidade medieval, localizada às margens do Lago dos Quatro Cantões. O ponto de atração é a famosa Ponte da Capela, construída em madeira em 1333, coberta e embelezada com diversas pinturas. Prosseguimento para a vila de Engelberg, subindo co o primeiro teleférico giratório do mundo até o topo do Monte Titlis, a 3.020 m, onde nos espera uma vista panorâmica deslumbrante das montanhas. À tarde, continuação para a cidade de Interlaken, localizada entre dois lagos, Thun e Brienz. A maior atração de Interlaken está na majestosa paisagem que a rodeia, com os picos da região de Jungfrau, com mais de 4.000 metros de altura. Breve parada e continuação da viagem para Berna, capital da Suíça, uma das cidades medievais mais bem preservadas de toda a Europa. Acomodação. Café da manhã e vista à cidade, na qual se destaca especialmente o centro histórico com a catedral, a antiga Prefeitura, a Porta de St. Martin e o Edifício dos Curtidores. Continuação pelo centro comercial e financeiro, Bahnhofstrasse, Igreja de Fraumünster, o Limmatquai e o bairro da universidade. Acomodação em Zurique.
11º DIA – QUARTA – BERNA / GRUYÈRES / GENEBRA:
Café da manhã e visita panorâmica, na qual se destacam a Torre do Relógio e a Catedral de São Vicente, do século XV. Após um interessante passeio pela cidade, saída para a região de Gruyères, a pequena cidade que parece ter ficado na Idade Média, região conhecida pela produção do queijo Gruyère, um dos queijos mais apreciados da Suíça. Faremos um passeio por Gruyères e no final visitaremos uma fábrica de queijos, terminando esta visita com uma degustação. Continuação para Genebra. Acomodação.
12º DIA – QUINTA – GENEBRA:
Café da manhã e visita à cidade, passeando pela Promenade Du Lac e seu jardim inglês, onde pode-se ver o famoso Relógio Floral, símbolo da importância que a relojoaria continua tendo para a cidade. Genebra é o berço de personagens famosos como Calvino, Rousseau, Voltaire e Henri Dunant, fundador da Cruz Vermelha. O emblema da cidade é o Jato de Água mais alto do mundo, que chega a 140 metros de altura. A água dispara a 100 km por hora e uma válvula lhe dá uma aparência branca brilhante que fica ainda melhor à noite. Passamos pelo centro histórico, onde fica a famosa Catedral Calvinista de São Pierre, onde João Calvino pregou. Ponto de atração que visitamos é o Parc des Bastions, com o Monumento aos Reformadores, uma homenagem aos pais da Reforma Calvinista. Se quiser levar para casa um souvenir caro, com certeza encontrará na rota de relógios para turistas. Todas as marcas famosas de relógios, como Patek Philipp, Rolex, Frederique Constant e Hublot, têm vitrine em Genebra. Tarde livre e acomodação em Genebra.
13º DIA – SEXTA – GENEBRA / MONTREUX / ZERMATT:
Café da manhã e saída para Montreux. Entre o lago, as montanhas e os vinhedos, a Riviera de Montreux parece uma paisagem de cartão postal. Faremos uma breve visita, com o interior do famoso castelo de Chillon, localizado em um promontório rochoso às margens do Lago Léman. O castelo murado é o edifício histórico mais visitado da Suíça. Durante quase quatro séculos, Chillon foi residência e uma rentável alfândega dos condes de Savoia. Continuação para Zermatt, cidade pitoresca com suas antigas casas de madeira e fazendas decoradas com flores. Zermatt está no sopé do Matterhorn e o seu desenvolvimento turístico está intimamente ligado à montanha mais famosa do mundo. O vilarejo turístico, sem carros, manteve o seu caráter típico e oferece inúmeras possibilidades de excursões. Acomodação.
14º DIA – SÁBADO – ZERMATT:
Café da manhã e subida em trem de cremalheira para Gornergrat. O mirante de Gornergrat, a 3.089 metros de altitude, oferece uma das melhores vistas do Matterhorn, a montanha mais famosa dos Alpes, por sua imponente forma de pirâmide e por ser o logotipo do delicioso chocolate Toblerone. Gornergrat também oferece vistas panorâmicas espetaculares de até 29 picos que ultrapassam 4.000 metros, como o Dufour, o mais alto da Suíça, e o Glaciar Gorner, o terceiro maior glaciar dos Alpes. Retorno em trem para a cidade. Acomodação em Zermatt.
15º DIA – DOMINGO – ZERMATT / ZURIQUE:
Café da manhã e saída para Zurique, passando pela famosa região de Berner Oberland, coração dos Alpes Suíços. Este dia completo combina as melhores vistas de lagos e montanhas com belas cidades como Lauterbrunnen, Grindelwald e Interlaken. Continuação para Zurique. Acomodação.
16° DIA SEGUNDA – ZURIQUE:
Café da manhã e traslado de saída para o aeroporto.