1° Dia – TERÇA-FEIRA – HELSINQUE:
Chegada a Helsinque, traslado ao hotel e hospedagem. Às 19h30 encontro com o guia na recepção do hotel.
2° Dia – QUARTA-FEIRA – HELSINQUE:
Café da manhã e visita panorâmica à capital da Finlândia, também conhecida como “a Cidade Branca do Norte”. Durante a visita passamos pela Igreja Ortodoxa da Trindade, vestígio do domínio russo, a Praça do Senado, a Temppeliaukio Kirkko, Igreja Luterana de planta circular escavada na rocha, cuja cúpula tem a forma de uma gigantesca espiral de cobre fios. Tempo livre para atividades pessoais. Às 15:00h, traslado ao porto para sair com ferry express para Tallin atravessando o Mar Báltico. Hospedagem em Tallin.
3° Dia – QUINTA-FEIRA – TALLIN:
Café da manhã e visita da cidade, com suas reminiscências hanseáticas, destacando o “Kiek In Da Kok”, uma das mais imponentes torres defensivas do Mar Báltico, a Igreja de São Nicolau do século XVIII e a Catedral (Tuomiokirkko), construção do gótica tardio. Hospedagem em Tallin.
4° Dia – SEXTA-FEIRA – TALLIN / RIGA:
Café da manhã e saída para Sigulda, situada no Parque Nacional de Gauja, uma área pontilhada de castelos e cavernas. Visita às ruínas do Castelo de Sigulda, construído em 1207 pelos Cavaleiros da Cruz, e Castelo de Turaida, de onde pode-se desfrutar uma vista impressionante dos arredores encantadores. Prosseguimento para Riga e hospedagem.
5° Dia – SÁBADO – RIGA:
Café da manhã e visita à cidade, também chamada de “a Paris do Norte”, cuja fundação remonta ao século XII. Passeando pelo centro antigo, com suas ruas estreitas e casas típicas, vemos a Catedral, a Casa dos 3 Irmãos, a Praça da Prefeitura e o Monumento à Liberdade. Continuação passando pelo centro e sua impressionante coleção de edifícios Art Nouveau, em sua maioria construídos entre 1904 e 1914, época em que se destacou como uma das cidades mais prósperas do Império Russo. Hospedagem em Riga.
6° Dia – DOMINGO – RIGA / VILNIUS:
Café da manhã no hotel e saída para Rundale, para visita ao castelo barroco construído pelo famoso arquiteto Francisco Rastrelli. Continuação do percurso para Siauliai, “a Cidade do Sol“, a quarta cidade da Lituânia, cujas origens remontam a 2.500 anos. A fama desta cidade baseia-se no “monte das cruzes“, que foi visitado também pelo Papa João Paulo II. Nesta colina se encontram pelo menos 10.000 cruzes de diferentes tamanhos, que simbolizam o desejo inabalável da população por sua liberdade. Continuação da viagem para Vilnius, capital da Lituânia. Hospedagem em Vilnius.
7° Dia – SEGUNDA-FEIRA – VILNIUS:
Café da manhã e visita panorâmica à cidade, também chamada de “Jerusalém da Lituânia”, com uma população heterogênea que reúne gente de 92 diferentes nacionalidades. Entre as muitas obras sacras, destacam-se a Igreja de São Pedro e São Pablo, construída em 1668 sobre os restos arquitetônicos de um templo pagão dedicado a Milda, a deusa do amor, Igreja de Santa Ana, com o adjacente Mosteiro das Bernardinas, Igreja de São Casimiro, fundada pelos jesuítas e dedicada a São Casimiro Jagiello, filho do rei da Polônia, e Igreja de São Miguel, obra renascentista construída em 1594. À tarde, excursão para Trakai, muito famosa por seu castelo com fosso de água do século XIV, rodeado por 10 pequenos lagos. Hospedagem em Vilnius.
8° Dia – TERÇA-FEIRA – VILNIUS:
Café da manhã e traslado ao aeroporto.