1º DIA – SÁBADO – ESTOCOLMO:
Chegada a Estocolmo, traslado ao hotel e acomodação. Às 20h30 encontro com o guia na recepção do hotel.
2º DIA – DOMINGO – ESTOCOLMO:
Café da manhã e visita à cidade. Passeamos pela cidade antiga, Gamla Stan, onde se encontram alguns dos edifícios mais importantes de sua história, como o Palácio Real, a Casa da Nobreza e o Museu Nobel. Chegamos à ilha de Södermalm, assentada em várias colinas, o que permite ter vistas espetaculares desde “O Mirante“ até a área norte do centro de Estocolmo. Conheceremos o seu interessante centro histórico e comercial, cruzando algumas de suas ilhas. A cidade está localizada em 14 ilhas ligadas por 57 pontes. Tarde livre. Acomodação.
3º DIA – SEGUNDA-FEIRA – ESTOCOLMO / CRUZEIRO TALLINK-SILJA / HELSINKI:
Café da manhã e manhã livre até as 15:00h, quando faremos o traslado ao porto para embarque no cruzeiro para Helsinque. Recomendamos desfrutar as vistas na saída do porto e posterior navegação pelo arquipélago de mais de 24.000 ilhas. O navio conta com WiFi nas áreas comuns, diversos tipos de restaurantes e cafeterias, clube noturno com discoteca, show ao vivo e lojas duty-free. Acomodação em cabines externas duplas categoria A.
4º DIA – TERÇA-FEIRA – HELSINQUE:
Café da manhã buffet a bordo e chegada a Helsinque às 10:00h. Desembarque e visita panorâmica à capital da Finlândia, também conhecida como “a Cidade Branca do Norte“. Passamos pela Igreja Ortodoxa da Trindade, vestígio do domínio russo, Praça do Senado, Temppeliaukio Kirkko, igreja luterana circular esculpida na rocha cuja cúpula tem a forma de uma gigantesca espiral de fios de cobre. Tarde livre e acomodação em Helsinque.
5º DIA – QUARTA-FEIRA – HELSINKI / CRUZEIRO / TALLIN:
Café da manhã no hotel, tempo livre para atividades pessoais. Às 15:00h, traslado ao porto para sair com ferry express para Tallin atravessando o Mar Báltico. Acomodação em Tallin.
6º DIA – QUINTA-FEIRA – TALLINN:
Café da manhã e visita da cidade, com suas reminiscências hanseáticas, destacando o “Kiek In Da Koek“, uma das mais imponentes torres defensivas do Mar Báltico, a Igreja de São Nicolau do século XVIII e a Catedral (Tuomiokirkko), construção do gótica tardio. Hospedagem em Tallin.
7º DIA – SEXTA-FEIRA – TALLIN / RIGA:
Café da manhã e saída para Sigulda, situada no Parque Nacional de Gauja, uma área pontilhada de castelos e cavernas. Visita às ruínas do Castelo de Sigulda, construído em 1207 pelos Cavaleiros da Cruz, e Castelo de Turaida, de onde pode-se desfrutar uma vista impressionante dos arredores encantadores. Prosseguimento para Riga e hospedagem.
8º DIA – SÁBADO – RIGA:
Café da manhã e visita à cidade, também chamada de “a Paris do Norte“, cuja fundação remonta ao século XII. Passeando pelo centro antigo, com suas ruas estreitas e casas típicas, vemos a Catedral, a Casa dos 3 Irmãos, a Praça da Prefeitura e o Monumento à Liberdade. Continuação passando pelo centro e sua impressionante coleção de edifícios arte nouveau, em sua maioria construídos entre 1904 e 1914, época em que se destacou como uma das cidades mais prósperas do Império Russo. Hospedagem em Riga.
9º DIA – DOMINGO – RIGA / VILNIUS:
Café da manhã no hotel e saída para Rundale, para visita ao castelo barroco construído pelo famoso arquiteto Francisco Rastrelli. Continuação do percurso para Siauliai, ”a Cidade do Sol”, a quarta cidade da Lituânia, cujas origens remontam a 2.500 anos. A fama desta cidade baseia-se no “monte das cruzes“, que foi visitado também pelo Papa João Paulo II. Nesta colina se encontram pelo menos 10.000 cruzes de diferentes tamanhos, que simbolizam o desejo inabalável da população por sua liberdade. Continuação da viagem para Vilnius, capital da Lituânia. Hospedagem em Vilnius.
10º DIA – SEGUNDA-FEIRA – VILNIUS:
Café da manhã e visita panorâmica à cidade, também chamada de “Jerusalém da Lituânia”, com uma população heterogênea que reúne gente de 92 diferentes nacionalidades. Entre as muitas obras sacras, destacam-se a Igreja de São Pedro e São Pablo, construída em 1668 sobre os restos arquitetônicos de um templo pagão dedicado a Milda, a deusa do amor, Igreja de Santa Ana, com o adjacente Mosteiro das Bernardinas, Igreja de São Casimiro, fundada pelos jesuítas e dedicada a São Casimiro Jagiello, filho do rei da Polônia, e Igreja de São Miguel, obra renascentista construída em 1594. À tarde, excursão para Trakai, muito famosa por seu castelo com fosso de água do século XIV, rodeado por 10 pequenos lagos. Hospedagem em Vilnius.
10º DIA – TERÇA-FEIRA – VILNIUS:
Café da manhã e traslado ao aeroporto.